Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

terça-feira, 18 de maio de 2010

O que é Hipertexto?

O que é hipertexto?


Surge uma nova forma de ler, escrever, organizar informações e consequentemente o modo de interagir e de se comunicar. Textos são escritos com portas, que acredito que possa ser chamada de link, que nos leva a uma variedade de caminhos onde o leitor poderá ter acesso a diversos assuntos interligados e que permite ida e volta dentro do mesmo espaço. Pelos link pode-se chegar a uma imagem, gráficos, vídeos, músicas, páginas, documentos, filmes, o que permite ao leitor a compreensão do assunto com diversos recursos em um único texto e não necessariamente precisa estar conectado, e sim ser digital. O hipertexto é um novo conceito incorporado na sociedade que nos provoca mudanças em que nos permite mais possibilidade de produção e utilização de meios de comunicação. Interessante destacar que os textos não precisam ser lineares, porém segundo Carla Viana insiste afirmar que toda leitura é hipertextual, independentemente de a realização do texto ser linear ou não, já que pode ser apenas a exteriorização de um jeito de pensar, mas que segundo Nelson frisa que os textos não realizam o que a mente de fato faz; que os textos, de alguma maneira, sob a arquitetura do hipertexto, poderiam ser uma espécie de simulação do que se passa na mente humana ao escrever e ler.
Ao acessar a página da http://pt.wikipédia.org/wiki/hipertexto tive acesso a vários links como: digital, hiperlinks, links, ícones, sz,”[carece de fontes], world wide web, observei que os links podem ter várias fontes e vermelho, antes achava que todos eram azuis, ao dar um clique em cada um obtive ora o significado da palavra, ora outros links que dava acesso a páginas e levou-me a uma infinidade de links que parece tender ao infinito.

3 comentários:

  1. Olá Jane!!!
    Muito interessante seu blog, você apresenta várias informações.
    Quanto ao seu texto, também gosteri, você escreveu com tanta propriedade que nem parecia ser da Matemática. Creio ser reflexo de sua disposição em envolver-se no que se dispõem a fazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane, gostei muito de se blog essa idéia de maquinar é muito boa, quanto seu hipertexto boa reflexão sobre os variados tipos de links, é estudando que descobre-se o mundo.Sucesso..

    ResponderExcluir
  3. Olá Jane!
    Seu Blog está crescendo, e isto é importante!
    Agora coloque também seu plano e comentários de como ocorreu sua aula realizada com a assessora Olga.
    Abraço
    MOnica

    ResponderExcluir